Classificados | Umuarma Pr - 21/05/2019 07:26
Polícia Civil alerta para novo golpe no WhatsApp
Por: Mauricio Biriba

A Polícia Civil de Umuarama vem recebendo vários registros de ocorrências sobre um novo golpe envolvendo a rede social Whatsapp.

Entenda o golpe: A vítima faz um anúncio em um site de vendas na internet e disponibiliza seu número de telefone com Whatsapp para que eventuais interessados entrem em contato. A partir daí criminosos cadastram o número de telefone da vítima em outro aparelho, para fazer uso do seu Whatsapp e ter acesso a todos os seus contatos.

Todavia, ao tentar reinstalar o Whatsapp em outro aparelho o aplicativo envia um código via SMS no celular da vítima. Sem este código o criminoso não consegue finalizar a instalação do Whatsapp no outro aparelho.

Neste momento o criminoso entra em contato com a vítima e se passa pelo administrador do site em que ela fez o anúncio, dizendo que a vítima precisa informar o código recebido via SMS para que o anúncio seja confirmado no site. A vítima então informa o código e imediatamente perde o acesso ao seu Whatsapp, que passa a ser usado pelo criminoso.

Deste momento em diante os criminosos se passam pela vítima e pedem dinheiro emprestado aos contatos salvos no aplicativo, normalmente contatos salvos com nomes que indiquem vínculo familiar (“pai”, “mãe”, “irmão”, “amor”).

Para não cair no golpe as pessoas devem evitar o fornecimento do código recebido via SMS. Outra medida a ser adotada é configuração do aplicativo Whatsapp na opção “Confirmação em duas Etapas”. Com esta configuração o usuário insere uma senha que será exigida no caso de nova instalação. Assim, além do código enviado via SMS o aplicativo solicitará a senha criada pela própria pessoa.

Fonte: Umuarama News

Compartilhe:



Comentários:

Colunistas

Mauricio Biriba

Geral

Carlos Rodrigues

Esportes

Dr Fabio Dias

Saúde

Andressa Pereira

Policial

Dr. Antonio salles junior

Direito do Cidadão



Desenvolvido por: ultranet Informática - 2018